É difícil responder quem inventou o automóvel. Porque o automóvel, como a
humanidade, é fruto de um processo evolutivo, sendo seus antecessores o
carro puxado a cavalos, no qual foi montado um motor a vapor, que
inventaram um jeito de parar, aumentar a potência, fabricar em série e
assim seguiu sua evolução.
No século XIX, surgem as primeiras carruagens sem cavalos, movidas a
vapor e tão barulhentas e lentas que desanimariam qualquer um. Mas, os
inventores são “pessoas” que pertencem a uma categoria diferente dos
outros simples mortais, foram persistentes ao ponto de serem chamados de
lunáticos e doidos.
Graças a essa persistência a partir de 1830, foram aperfeiçoados a
veículos elétricos alimentados por baterias, eram mais rápidos e
silenciosos, mas tinham um inconveniente de não poder percorrer longas
distâncias, pois dependiam de carga das baterias.
Em 1860 Étienne Lenoir, constrói o primeiro motor de combustão interna,
ou seja, que queima combustível dentro de um cilindro, o mesmo princípio
utilizado nos motores até hoje. Entre 1860 e 1870, diversas
experiências isoladas em toda a Europa, deram enorme contribuição para o
aparecimento de algo muito semelhante ao automóvel que conhecemos
atualmente. Dentre estas experiências está a construção de um pequeno
carro movido por um motor a 4 tempos, construído por Siegfried Markus,
em Viena, em 1874.
Os motores a vapor, que queimavam o combustível fora dos cilindros,
abriram caminho para os motores de combustão interna, que queimavam no
interior dos cilindros uma mistura de ar e gás de iluminação. O ciclo de
4 tempos foi utilizado com êxito pela primeira vez em 1876, num motor
construído pelo engenheiro alemão Conde Nikolaus Oto. Ao surgir a
gasolina como combustível, substituindo o gás, o motor passou a ter uma
alimentação de carburante independente.
Haviam diversas experiências bem sucedidas para o aprimoramento do
automóvel, faltava apenas reunir tudo isso em um único veículo. Gottlieb
Daimler e Karl Benz, cada um ao seu modo, foram os primeiros a utilizar
o novo combustível.
Em 1872, surgiu o primeiro motor Daimler-Maybach. Já em 1885, Karl Benz
criou um motor de 4 tempos e instalou na parte de trás de um triciclo.
Era mais pesado e mais lento que o de Daimler, mas duas características
desse veículo persistem até hoje: a válvula curta de haste e prato e o
sistema de refrigeração de água (a água não circulava, ficava armazenada
num compartimento) que tinha que ser constantemente abastecido para
manter-se cheio e compensar as perdas por ebulição.
Karl Bens é considerado o “Pai do Automóvel”. Ele era um homem de
negócios e em 1887, iniciou a venda de um veículo de três rodas,
colocando pioneiramente a disposição da sociedade, um automóvel, veículo
que iria mais tarde modificar todos os conceitos de locomoção do ser
humano.
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